quarta-feira, 27 de junho de 2012

AFETOS E OBRAS



ESTE TRECHO ABAIXO, TIRADO DOS ESCRITOS DO PROFESSOR FILÓSOFO MARIO SÉRGIO CORTELA, ME AGRADA E FAZ PENSAR. NÃO DESPERDIÇAR A VIDA...NEM TODOS, PORÉM, TEMOS COMO DESTINO "A GRANDE OBRA"...VIVEMOS CONFORME NOSSOS DESTINOS, NOSSOS CAMINHOS,NOSSAS POSSIBILIDADES.
MAS...AO VER ESTE MENINO COM TANTO CARINHO E AFETO ABRAÇADO A UM GATO, ME PERGUNTO: NÃO SÃO OS AFETOS GRANDES OBRAS?TANTO PRECISAMOS DISSO, TODOS NÓS HUMANOS...CARINHO, ATENÇÃO, AFETIVIDADE, RECONHECIMENTO DE NOSSOS VALORES, COMPANHIA CONTRA A SOLIDÃO....PRECISAMOS UNS DOS OUTROS; E NOS SENTIMOS BEM QUANDO NOS ENCONTRAMOS NA POSIÇÃO DESSE GATO.AÍ NESTE COLO.... SATISFAÇÃO, DE AMBOS.GRANDE OBRA.... FAZEMOS NOSSA VIDA GRANDE, COM GRANDES AFETOS....(ELIANA MIRANZI)
Há uma pulsão de vida.

 
Claro que, a todo instante, está colocada também a possibilidade de que a vida cesse. Somos o único animal que sabe que um dia vai morrer. Aquele gato, que dorme ali, vive cada dia como se fosse o único. Nós vivemos cada dia como se fosse o último. Isso significa que você e eu, como humanos, deveríamos ter a tentação de não desperdiçar a vida. Escrevi um livro chamado Qual É a Tua Obra?, que começa com uma frase de Benjamin Disraeli, primeiro-ministro britânico no século 19. Ele disse: "A vida é muito curta para ser pequena".

Mario Sergio Cortella

quarta-feira, 20 de junho de 2012

MULHERES....






                                           FLORES PARA QUEM LER....


TRECHOS DE AUTORIA DE:CLARISSA PÍNKOLA ESTÉS
Toda árvore possui por baixo da terra uma versão primeva de si mesma.

Por baixo da terra, a árvore venerável abriga uma "árvore oculta", feita de raízes vitais constantemente nutridas por águas invisíveis.
A partir dessas radículas, a alma oculta da árvore empurra a energia para cima, para que suas naturezas mais verdadeiras, audazes e sábias vicejem a céu aberto.
O mesmo acontece com a vida de uma mulher.
Como a árvore, não importa em que condições ela esteja acima da terra, exuberante ou sujeita a enorme esforço, por baixo da terra existe UMA MULHER OCULTA que cuida do estopim dourado, aquela energia brilhante, aquela fonte profunda que nunca será extinta.
A MULHER OCULTA está sempre procurando empurrar esse espírito essencial em busca da vida.
Para cima, para que atravesse o solo cego e consiga nutrir seu eu a céu aberto e o mundo ao seu alcance.
(...)
A VIDA NOVA está armazenada na RAIZ
(...)
Portanto, que sempre consigamos resistir a quaisquer falsidades coletivas que procuram anular a visão e a audição da alma.
Assim, a mulher sábia espia do meio do bosque cerrado.
Que nos afastemos dos zombeteiros que não ouvem esse chamado para a vida da alma.
Assim, a mulher sábia avança por seu caminho.
Se necessário for, que nos transformemos em alegres subversivas que estão em constante crescimento e tem um coração luminoso e calmo.
Assim , chega o espírito à superfície do lago.
Que nos recusemos a ser jogadas para cair em um lugar qualquer, mas, em vez disso, vamos planejar e cumprir nossas fugas do que é morbidamente banal, bem como do que é cronicamente vazio e banal.
Assim, o espírito se ergue em pleno esplendor.
(...)
...Que você sempre se lembre de estar conectada à alma, se for visão e forma o que deseja,
...e de estar conectada ao espírito, se for energia e determinação que necessitar para agir pelo seu próprio bem e pelo mundo,
...e se for SABEDORIA o que quiser, que você sempre una o espírito à alma, ou seja, una a ação à paixão, a ousadia à sabedoria, a energia à profundidade...
...Assim, filha querida, anime-se e inspire-se.
...Assim, que você escolha o que tornar maior, não menor, o seu coração, sua mente e sua vida,
...Que você absorva o que tornar mais profundos, não mais amortecidos, seu coração, sua mente e sua vida,
Que você escolha o que a faça dançar, não mais andar pesadamente e cochilar, pelo tempo afora...

(...)
Desde sempre esteve esperando por você na sua floresta interior, uma mulher, a maior das maiores, sentada à beira da maior das maiores fogueiras.
(...)
E o maior dos maiores trabalhos que cabem a você é encontrá-la e mantê-la SEMPRE.
(...)
Uma benção é para que você se lembre totalmente de quem é, e faça bom uso da magnitude que nasceu embutida no seu eu precioso e indomável.
(...)
Há quem diga que bênçãos são apenas palavras.
Mas, minha filha, tendo em vista sua ESPERANÇA, sua capacidade de AMAR, seu anseio pela ALMA e pelo ESPÍRITO, sua carga CRIATIVA, seu interesse e fascínio por VIVER A VIDA PLENAMENTE, essa benção para você não é só “palavras”.

DIGO-LHE QUE ESTA BENÇÃO É PROFECIA

segunda-feira, 18 de junho de 2012

MULHERES SÁBIAS

 (contracapa do livro abaixo citado)

"O LUGAR QUE ALMEJAMOS É A TERRA ONDE OS HUMANOS AINDA SÃO TÃO PERIGOSOS QUANTO DIVINOS, ONDE O QUE É DERRUBADO CRESCE DE NOVO,
 E ONDE OS RAMOS DAS ÁRVORES MAIS VELHAS FLORESCEM POR MAIS TEMPO.
A MULHER OCULTA CONHECE ESSE LUGAR.
ELA CONHECE.
E VOCÊ TAMBÉM."

CLARISSA PÍNKOLA ESTÉS- CIRANDA DAS MULHERES SÁBIAS-

quarta-feira, 13 de junho de 2012

MULHERES E LOBOS...



TRECHO DE "MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS", DE CLARISSA P. ESTÉS.

"Quando as mulheres reafirmam seu relacionamento com a natureza selvagem, elas recebem o dom de dispor de uma observadora interna permanente, uma sábia, uma visionária, um oráculo, uma inspiradora, uma intuitiva, uma criadora, uma inventora e uma ouvinte que guia, sugere e estimula uma vida vibrante nos mundos interior e exterior. Quando as mulheres estão com a Mulher Selvagem, a realidade desse relacionamento transparece nelas. Não importa o que aconteça, essa instrutora, mãe e mentora selvagem dá sustentação às suas vidas interior e exterior. 


De que maneira a Mulher Selvagem afeta as mulheres? Tendo a Mulher Selvagem como aliada, como líder, modelo, mestra, passamos a ver, não com dois olhos, mas com a intuição, que dispõe de muitos olhos. Quando afirmamos a intuição, somos, portanto, como a noite estrelada: fitamos o mundo com milhares de olhos.

E então, o que é a Mulher Selvagem? Do ponto de vista da psicologia arquetípica, bem como pela tradição das contadoras de histórias, ela é a alma feminina. No entanto, ela é mais do que isso. Ela é a origem do feminino. Ela é tudo o que for instintivo, tanto do mundo visível quanto do oculto - ela é a base. Cada uma de nós recebe uma célula refulgente que contém todos os instintos e conhecimentos necessários para a nossa vida.

Ela é a força da vida-morte-vida; é a incubadora. É a intuição, a vidência, é a que escuta com atenção e tem o coração leal. Ela estimula os humanos a continuarem a ser multilíngües: fluentes no linguajar dos sonhos, da paixão, da poesia. Ela sussurra em sonhos noturnos; ela deixa em seu rastro no terreno da alma da mulher um pêlo grosseiro e pegadas lamacentas. Esses sinais enchem as mulheres de vontade de encontrá-la, libertá-la e amá-la.

Ela ficou perdida e esquecida por muito, muito tempo. Ela é a fonte, a luz, a noite, a treva e o amanhecer. Ela é o cheiro da lama boa e a perna traseira da raposa. Os pássaros que nos contam segredos pertencem a ela. Ela é a voz que diz, "Por aqui, por aqui".


Ela é a que gira como uma roda enorme. É a criadora dos ciclos. É à procura dela que saímos de casa. É à procura dela que voltamos para casa. Ela é a raiz estrumada de todas as mulheres. Ela é tudo que nos mantém vivas quando achamos que chegamos ao fim. Ela é a geradora de acordos e idéias pequenas e incipientes. Ela é a mente que nos concebe; nós somos os seus Pensamentos."

sábado, 9 de junho de 2012

LUGARES DA ALMA


                                             ADOLPH MENZEL- THE BALCONY ROOM-


ALMA
ROSEANA MURRAY
Onde mora a alma,
em que esconderijo
dentro de mim?
Fugidía como peixe
em águas profundas,
às vezes num espelho
um lampejo, um brilho
ou uma sombra...
Seria a alma o pergaminho
onde o corpo escreve
seus poemas?

in Carteira de Identidade

segunda-feira, 4 de junho de 2012

ABRAÇOS SONHADOS


                              ABRAÇO-NORMAN ROCKWELL-NORTE-AMERICANO

ABRAÇO
ROSEANA  MURRAY

Entrelaçar os braços,
misturar com as tuas
as minhas linhas da mão,
ouvir a música ardente
dos teus anseios,
encostar nossas almas,
nossos olhos, costurar
nossas esperanças,
com o mesmo fio
dividir os sonhos.

in Rios da Alegria, ed. Moderna

sexta-feira, 1 de junho de 2012

INTELIGÊNCIA E INOCÊNCIA



 NORMAN ROCKWELL-NORTE-AMERICANO-"BISCOITOS NA CAMA"

“A primeira e mais importante parte da inteligência é a inocência.
No mundo, inocência e inteligência têm sido divididas, e não somente divididas mas colocadas diametralmente opostas uma a outra. Se a inteligência permanece inocente ela é a
 coisa mais bonita possível, mas se ela é contrária à inocência, então ela é simplesmente astúcia e nada mais; não é inteligência.
No momento em que a inocência desaparece, a alma da inteligência se vai, ela é um cadáver. É melhor chamar isto simplesmente de "intelecto". Ele pode fazer de você um grande intelectual, mas não transformará sua vida e não fará você aberto aos mistérios da Existência. Eles estão abertos somente à criança inteligente, e a pessoa realmente inteligente mantém sua infância viva até seu último suspiro. Ele nunca perde o maravilhamento que a criança sente olhando para os pássaros, olhando para as flores, olhando para o céu.
A inteligência também tem que ser, da mesma maneira, como criança. Jesus está certo quando diz: "A não ser que você nasça de novo você não verá o Reino de Deus." O que ele chama "Deus" eu chamo "Existência". Mas a declaração é verdadeira. “Nascer de novo" significa tornar-se uma criança novamente. Mas, quando a pessoa madura se torna uma criança de novo, há uma diferença entre a criança comum e a pessoa renascida. A criança comum é inocente porque ela é ignorante, e a inocência renascida é o maior valor na vida, porque não é ignorância, é inteligência pura.
Não tenha medo da inteligência, tenha medo da inteligência sozinha, se ela for contra a inocência. Não seja contrária à inteligência se ela estiver em sintonia com a sua inocência. A inocência sozinha se transforma em ignorância. Inteligência sozinha se transforma em astúcia. Ambas, juntas, não são nem ignorância nem astúcia, mas simplesmente uma receptividade, uma abertura, um coração que é capaz de se maravilhar nas pequenas coisas da Vida.
O homem que conhece o sentimento do maravilhar-se, é para mim o único homem religioso. É por meio do seu maravilhamento que ele chega a saber que a Existência não é só matéria, ela não pode ser. Isto não é uma conclusão lógica para ele, não é uma crença para ele, mas uma experiência real. Uma experiência tão bela, tão misteriosa, tão imensa indica uma tremenda inteligência nele.
A Existência não é esperta, ela é bem simples, ela é inocente.
Se você puder manter estas duas qualidades juntas você não precisa de nada mais. Estas duas o levarão à meta suprema da auto-realização.”
OSHO - The Transmission of the Lamp – Cap. 26 – pergunta nº 1