BEATRIZ MILHAZES-O SONHO DE JOSÉ
JUNG E OS SONHOS
Carl Jung não reduz os sonhos à
satisfação de desejos reprimidos no inconsciente pessoal, como o fez Freud. Ele
os toma como mensageiros de complexos. Segundo ele, anexo a nossa consciência
imediata existe um segundo sistema psíquico,
de natureza coletiva, universal e impessoal, que se revela idêntico em todos os
indivíduos. Povoando esse inconsciente coletivo há os arquétipos (imagens
primordiais ou símbolos, impressos na psique desde o começo dos tempos e, a
partir de então transmitidos à humanidade inteira).
A mãe, o pai, a criança, a anima, o animus, o herói, a sombra, com seus temas associados, são exemplos de tais arquétipos, representados mundialmente em mitos, histórias infantis e sonhos. As mensagens arquetípicas nos sonhos conferem uma forma definida a determinado conteúdo psíquico do inconsciente e quase sempre assumem imagens simbólicas.
A mãe, o pai, a criança, a anima, o animus, o herói, a sombra, com seus temas associados, são exemplos de tais arquétipos, representados mundialmente em mitos, histórias infantis e sonhos. As mensagens arquetípicas nos sonhos conferem uma forma definida a determinado conteúdo psíquico do inconsciente e quase sempre assumem imagens simbólicas.
A psique coletiva, que é uma seleção
de arquétipos de um povo numa dada época de sua história, molda a psique
individual (a personalidade de cada um de nós). Todavia, no fundo, a coletiva é
a exteriorização das individuais. Desse modo, a psique coletiva e a individual
existem numa relação dialética.
"Dentro
de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco por meio dos
sonhos."
(Carl
Jung)
Desde as mais remotas épocas, os
homens procuram entender as mensagens ou os significados desses fenômenos
intrigantes e misteriosos que são os sonhos. O que tem variado, ao longo do
tempo, é a importância
atribuída e a compreensão que se tem deles. Se os sonhos são vistos como série
de imagens que aparecem sem sentido para a personalidade do sonhador ou se são
encarados como mensagens do além, isso demonstra apenas diferentes
interpretações, as quais refletem o status ou a valorização dados a eles.
Uma das funções dos sonhos é,
justamente, contrabalançar a racionalidade do pensamento verbal com um
pensamento em imagens e símbolos. Sua lógica é afetiva, figurativa. Não é
linear, cartesiana, mas dramática, mitológica.
O sonho é importante por indicar inter-relações não sabidas, mas existentes. Mesmo que pareça fugaz, já que escapa à captação e a retenção na memória, ele mobiliza impressões profundas que não podem ser transmitidas verbalmente, mas que permeiam e deixam sua marca em nós. Aquilo que em uma primeira observação parece estranho, ilógico, pode, em um exame mais cuidadoso e meticuloso, revelar seu significado e importância no desenvolvimento normal e em seus distúrbios. |
|
Nossa vida e nossa história se constroem nos dias em que estamos acordados e nas noites em que dormimos e sonhamos. A psique diurna, consciente, e a psique noturna, inconsciente, apesar de diferentes, se completam para o todo que somos. Por meio dos sonhos estabelecemos uma comunicação com esse lado noturno, em geral desconhecido, mas não menos vivo e atuante.
O exame cuidadoso de um sonho mostra
que sua configuração não é arbitrária. Sua linguagem é precisa em sua forma
pictórica, simbólica. Na medida em que vamos compreendendo essas
inter-relações, obtemos um vislumbre de sua coerência e lógica afetiva. Vamos
ampliando nossa consciência. Saímos do plano da lógica habitual para abertura
para as imagens, emoções, símbolos, enfim, para os aspectos não-racionais da
alma.
Os sonhos estão relacionados tanto à nossa saúde psíquica quanto física. Freqüentemente, afecções corporais parecem constituir a dramatização dos conflitos psíquicos, ou questões vitais se manifestam no corpo, por falta de outros meios de expressão. Corpo e psique estão interligados ou, como diz Jung : "A psique e a matéria são aspectos diferentes de um único todo".
Os sonhos estão relacionados tanto à nossa saúde psíquica quanto física. Freqüentemente, afecções corporais parecem constituir a dramatização dos conflitos psíquicos, ou questões vitais se manifestam no corpo, por falta de outros meios de expressão. Corpo e psique estão interligados ou, como diz Jung : "A psique e a matéria são aspectos diferentes de um único todo".
Como expressão simbólica do
processo vital, o sonho tem implicações profundas e elevadas, para o físico e
para o espiritual, para o corpo e para a psique. Ele pode ser um aliado
valioso para a compreensão dessas interligações. Pode nos fornecer o mapa
para a compreensão simbólica de sintomas psicossomáticos e, por vezes, de sua
resolução. Pode constituir, assim, uma chave preciosa para nosso
autoconhecimento e bem-estar.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário