sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
mnemosine
AS NOVE MUSAS - FILHAS DE MNEMOSINE-
ENCONTRO COM MNEMOSINE
ELIANA MIRANZI
PARA ESTAR NOS BRAÇOS DE MNEMOSINE, A DEUSA DA MEMÓRIA, É PRECISO FICAR ENTREGUE, DESVELADA, DESMASCARADA, DESNUDADA.
MNEMOSINE FUNDE OS TEMPOS: PASSADO, PRESENTE E FUTURO FLUEM EM UMA SÓ SINTONIA. CRIANÇA, JOVEM, ADULTO, TODOS NA MESMA CADÊNCIA, NUMA SÓ PESSOA: EU.
MÃE DA HISTÓRIA, DAS POESIAS, MÚSICA, DANÇA E TODAS AS ARTES. SUAS NOVE FILHAS NOS ENVOLVEM EM SEUS LAÇOS E FITAS, SUAS RENDAS E TRAMAS, CONVIDANDO-NOS A OLHAR, VER, REPARAR O INVISÍVEL, O OCULTO, O QUE ERA ANTES POR NÓS CONSIDERADO IRRECUPERÁVEL, IRREPARÁVEL.
OLHEI, VÍ, REPAREI, SEGUNDO O CONSELHO DE SARAMAGO.
A HISTÓRIA É IRMÃ DAS ARTES – TODAS FILHAS DA MEMÓRIA – PORTANTO SÓ FAZEMOS HISTÓRIA RECUPERANDO MEMÓRIAS. SÓ FAZEMOS OU APRECIAMOS A ARTE COLETANDO MEMÓRIAS. MUITAS VEZES, SENSORIAIS, INSTIGADAS POR UM PASSEIO EM NOSSOS PORÕES E SÓTÃOS. REMEXENDO OS BAÚS, FOLHEANDO VELHOS ÁLBUNS.
AS ARTES PRESERVAM MEMÓRIAS E AO MESMO TEMPO, O ARTISTA AUXILIA A HISTÓRIA A FIXAR OS FATOS E AMPARA-SE NELA, IRMÃ MAIS VELHA DE SEU FAZER, PARA PODER CRIAR. AS MUSAS FALAM, COCHICHAM,SOPRAM...
CADA VIDA, ASSIM VISTA NOS BRAÇOS DE MNEMOSINE, É UMA OBRA DE ARTE PERFEITA. TEM FORMAS, CONTORNOS, CORES. COLORIMOS NOSSAS LEMBRANÇAS. TEM PERSPECTIVA, VOLUME, FOCOS DE LUZ. PINCELADAS MÁGICAS EM LUGARES INESPERADOS. E OS PONTOS DE FUGA NECESSÁRIOS. TEM AUTORIA, DATA, MOMENTO HISTÓRICO.
AUTORIA NOSSA, POIS APRENDEMOS QUE DESTINO E DESÍGNIO ESTÃO E SEMPRE ESTIVERAM EM NOSSAS MÃOS. TRAÇAMOS COMO INEPTOS DESENHISTAS NOSSO DESTINO; E MARCAMOS COM NOSSA CEGUEIRA, NOSSOS DESÍGNIOS.
MILAGRE É A VIDA ACABAR COMO OBRA PRIMA, FEITA POR TÃO INEXPERIENTES AUTORES. MILAGRE É PODER OLHAR, VER, REPARAR COM LUCIDEZ, TUDO ISSO. PRESENTE DA DEUSA QUE NOS ACOMPANHA. GRATA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário