quinta-feira, 26 de maio de 2011


BOTTICCELLI - NASCIMENTO DE VÊNUS -

O QUE SÃO ARQUÉTIPOS
ARTIGO RETIRADO DO SITE “ARAS” –
(ARCHIVE FOR RESEARCH IN ARCHETYPICAL SYMBOLISM)
TRADUÇÃO ADAPTADA
ELIANA MIRANZI


A PALAVRA “ARQUÉTIPO” DESAFIA UMA DEFINIÇÃO SIMPLES. ELA DERIVA DE UM COMPOSTO GREGO DE “ARCHE” E “TUPOS”. “ARCHE” OU O PRINCIPIO PRIMORDIAL APONTA PARA A FONTE CRIADORA, QUE NÃO PODE SER REPRESENTADA OU VISTA DIRETAMENTE. “TUPOS” OU “IMPRESSÃO”, REFERE-SE A QUALQUER UMA DAS NUMEROSAS MANIFESTAÇÕES DO “PRINCIPIO PRIMORDIAL”. (JOSEPH HENDERSON, DO ARAS, VOL.1,SIMBOLISMO ARQUETÍPICO, PG. VIII).
O PRÓPRIO JUNG FALOU DA IMPOSSIBILIDADE DE DEFINIR O “ARQUÉTIPO” COM SEUS SIGNIFICADOS MÚLTIPLOS. (CW. 16:497), E PENSOU DE VÁRIOS MODOS A CERCA DE ARQUÉTIPOS DURANTE TODA A SUA VIDA PROFISSIONAL.
COMO O PROCESSO DE USAR ESTE SITE ONLINE É UTIL PARA OBSERVAR OS DIVERSOS SIGNIFICADOS DE UM SÍMBOLO, TALVEZ FOSSE ÚTIL TAMBÉM OBSERVAR OS ARQUÉTIPOS OLHANDO ALGUMAS DAS MANEIRAS QUE JUNG USOU PARA DESCREVÊ-LOS EM SEU “COLLECTED WORKS”.
MODOS DE DAR NOME AO ARQUÉTIPO
OS CONTEÚDOS DO INCONSCIENTE COLETIVO SÃO CONHECIDOS COMO ARQUÉTIPOS. (CW.9 (1):4).
...ESTAMOS LIDANDO COM O ARCAICO OU... EU DIRIA – TIPOS PRIMORDIAIS, ISTO É, IMAGENS UNIVERSAIS QUE EXISTEM DESDE OS TEMPOS MAIS REMOTOS. (CW9(1):5).
...OS ARQUÉTIPOS PROVAVELMENTE REPRESENTAM SITUAÇÕES TÍPICAS DA VIDA. (CW8:255).
...QUALIDADES QUE NÃO SÃO ADQUIRIDAS INDIVIDUALMENTE, MAS HERDADAS, FORMAS INATAS DE “INTUIÇÃO”, PRINCIPALMENTE OS ARQUÉTIPOS DA PERCEPÇÃO E APREENSÃO, OS QUAIS SÃO OS DETERMINANTES NECESSÁRIOS A PRIORI DE TODOS OS PROCESSOS PSÍQUICOS. (CW.8:270).
A MIM PARECE QUE SUA ORIGEM PODE SER EXPLICADA APENAS QUANDO SE CONCLUI QUE ELES SÃO DEPÓSITOS DE EXPERIÊNCIAS DA HUMANIDADE, CONSTANTEMENTE REPETIDAS. (CW.7:109).
COMO UM ARQUÉTIPO SE EXPRESSA
O TERMO ARQUÉTIPO É FREQUENTEMENTE MAL ENTENDIDO, COMO SIGNIFICANDO UMA CERTA IMAGEM MITOLÓGICA DEFINIDA OU UM MOTIVO (DESENHO, TEMA, PADRÃO)...AO CONTRÁRIO, É UMA TENDÊNCIA INATA DA MENTE HUMANA DE FORMAR REPRESENTAÇÕES DE MOTIVOS PSICOLÓGICOS – REPRESENTAÇÕES QUE VARIAM MUITO SEM PERDER SEU PADRÃO BÁSICO. ESTA TENDÊNCIA HERDADA É INSTINTIVA, COMO O IMPULSO ESPECÍFICO DE CONSTRUIR NINHOS, MIGRAR, ETC, DOS PÁSSAROS.
ENCONTRAM-SE REPRESENTAÇÕES COLETIVAS PRATICAMENTE EM TODOS OS LUGARES, CARACTERIZADAS PELOS MESMOS MOTIVOS OU SIMILARES. NÃO PODEM SER DESIGNADOS COMO SENDO DE UM TEMPO ESPECÍFICO, REGIÃO OU RAÇA. SÃO DE ORIGEM DESCONHECIDA E PODEM SE REPROUZIR MESMO ONDE A TRANSMISSÃO, ATRAVÉS DE MIGRAÇÕES, TENTAR COIBÍ-LAS. (CW.18:523).
...ALÉM DO INTELECTO HÁ UM PENSAMENTO NAS IMAGENS PRIMORDIAIS, SÍMBOLOS QUE SÃO MAIS VELHOS QUE O HOMEM PRÉ-HISTÓRICO, QUE SÃO INTRÍNSECOS NELE DESDE TEMPOS IMEMORIAIS E ETERNAMENTE VIVOS SUPERANDO TODAS AS GERAÇÕES, E SÃO AINDA A SUSTENTAÇÃO DA PSIQUE HUMANA.(CW.8:794).
...COMO OS PRODUTOS DA IMAGINAÇÃO SÃO SEMPRE VISUAIS EM ESSÊNCIA, SUAS FORMAS NECESSITAM, DESDE O INÍCIO TER O CARÁTER DE IMAGEM E, ALÉM DO MAIS, DE IMAGENS TÍPICAS, E ESTA É A RAZÃO PELA QUAL EU AS CHAMO “ARQUÉTIPOS”(CW.11:845).
...CONHECIMENTOS E HISTÓRIAS TRADICIONAIS TRIBAIS REFEREM-SE A ARQUÉTIPOS QUE FORAM MODIFICADOS DE MANEIRA ESPACIAL. OUTRAS EXPRESSÕES BASTANTE CONHECIDAS DOS ARQUÉTIPOS SÃO OS MITOS, ASSIM COMO OS CONTOS DE FADAS.(CW9(1):5,6).
O ARQUÉTIPO É ESSENCIALMENTE UM CONTEÚDO INCONSCIENTE QUE É ALTERADO TORNANDO-SE CONSCIENTE E PERCEBIDO, E TOMA SUAS CORES DA CONSCIÊNCIA DO INDIVÍDUO ONDE ELE APARECE. (CW(9):6).
A LIGAÇÃO DOS ARQUÉTIPOS COM A VIDA ANCESTRAL
O INCONSCIENTE COLETIVO TRAZ EM SI A VIDA PSÍQUICA DE NOSSOS ANCESTRAIS DESDE O INÍCIO DOS TEMPOS. É A MATRIZ DE TODAS AS OCORRÊNCIAS PSÍQUICAS CONSCIENTES (CW8:230)
UM ARQUÉTIPO É COMO UM VELHO CURSO D’ÁGUA AO LONGO DO QUAL A ÁGUA DA VIDA FLUIU POR SÉCULOS CAVANDO UM PROFUNDO CANAL POR SÍ MESMO.(CW10:395).
...POIS OS CONTEÚDOS DO INCONSCIENTE COLETIVO NÃO SÃO APENAS RESÍDUOS DO ARCAICO, MODOS ESPECIFICAMENTE HUMANOS DE FUNCIONAMENTO, MAS TAMBÉM OS RESÍDUOS DE FUNÇÕES DE NOSSA ANCESTRALIDADE ANIMAL, CUJA DURAÇÃO NO TEMPO FOI INFINITAMENTE MAIOR DO QUE A RELATIVAMENTE BREVE ÉPOCA DA EXISTÊNCIA ESPECIFICAMENTE HUMANA. (CW7:159)
O VALOR DO ARQUÉTIPO
SÓMENTE É POSSÍVEL VIVER A VIDA EM PLENITUDE QUANDO ESTAMOS EM HARMONIA COM ESTES SÍMBOLOS; A SABEDORIA É UM RETORNO A ELES. (CW8:794).
PARA OS ALQUIMISTAS, OS ARQUÉTIPOS ERAM SEMENTES DE LUZ TRANSMITIDA NO CAOS... A CARTOGRAFIA DA SEMENTE DE UM MUNDO A VIR.
TEM-SE QUE CONCLUIR A PARTIR DESTAS VISÕES ALQUÍMICAS ARQUETÍPICAS TEM EM VOLTA DELES UMA CERTA LUZ FORTE OU QUASE CONSCIENCIA E ESTA NUMINOSIDADE ACARRETA LUMINOSIDADE(CW8:388).
TODAS AS IDÉIAS MAIS PODEROSAS NA HISTÓRIA SE VOLTAM AOS ARQUÉTIPOS. ISTO É ESPECIALMENTE VERDADEIRO EM RELAÇÃO ÀS IDÉIAS RELIGIOSAS, MAS OS CONCEITOS CENTRAIS DE CIÊNCIAS, FILOSOFIA E ÉTICA NÃO SÃO EXCEÇÕES A ESTA REGRA. EM SUA FORMA PRESENTE SÃO VARIANTES DAS IDÉIAS ARQUETÍPICAS CRIADAS AO APLICAR CONSCIENTEMENTE E ADAPTAR ESTES IDEAIS À REALIDADE.
POIS É DA CONSCIÊNCIA NÃO APENAS RECONHECER E ASSIMILAR O MUNDO EXTERNO ATRAVÉS DA PORTA DE ENTRADA DOS SENTIDOS, MAS TAMBÉM TRADUZIR EM REALIDADE VISÍVEL O MUNDO DENTRO DE NÓS.(CW8,342).

Nenhum comentário:

Postar um comentário