segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SONHOS E ARTE


WATERFALL - ESCHER -

Sonhos -

Terapia formativa: Posturas Corporais Durante o Sonho Dizem Muito Sobre Você
O GLOBO ONLINE
Publicada em 03/07/2007
Tatiana Clébicar

RIO - Você se lembra do que sonhou hoje? Puxe pela memória e recorde qual era sua postura corporal. É assim, recorrendo à anatomia durante o sonho, que trabalha a psicologia formativaTM. A terapia foi desenvolvida pelo americano Stanley Keleman e parte do pressuposto que psiquismo e corpo estão diretamente associados. Trabalhar essa relação pode mudar a vida de uma pessoa, diz a a psicóloga Leila Cohn. Mestre em psicologia pelo California Institute of Integral Studies, nos Estados Unidos, ela trouxe a terapia para o Brasil.
O sonho é um ensaio para a vida. Ou uma tentativa de se reorganizarem experiências traumáticas.
- A função do sonho é nos presentear com algo a que não temos acesso conscientemente. Todos os personagens de um sonho são a própria pessoa. Temos que entender o que ele nos diz e fazer algo com isso - explica Leila, que trabalhou com o criador da técnica entre 1988 e 1994 e hoje é diretora do Centro de Psicologia FormativaTM do Brasil.

O método de trabalho consiste em reproduzir os movimentos do sonho com atenção a todos os detalhes. Em seguida, esse exercício é repetido em diferentes intensidades. Por exemplo, se no sonho o indivíduo sentia a musculatura rígida, ela tentará quatro graus de rigidez. A segunda etapa é desconstruir o movimento pouco a pouco.

- Durante a reprodução do movimento, a pessoa passa por uma experiência física e emocional, que traz sentimentos, emoções, lembranças. Depois conversamos sobre isso. Será que o sonho não é um pedido para que a pessoa seja menos rígida em seu cotidiano? O sonho é um ensaio para a vida. Ou uma tentativa de se reorganizarem experiências traumáticas - explica a especialista, contando que as sessões podem ser individuais ou grupos de trabalho por tema, como compulsão.

Segundo a psicóloga, o trabalho é neuromotor. O vai-e-vem da musculatura e dos sentimentos altera conexões cerebrais. E a cada postura dos músculos corresponde uma espécie de configuração neurológica, um mapa cerebral. Leila Cohn explica que as posturas são infinitas, mas há situações com que todos os seres humanos já sonharam: susto, fuga, virar-se, empurrar um objeto ou uma pessoa. No entanto, a interpretação dessas ações são individuais:

- Duas pessoas podem sonhar que estão caindo num buraco e experimentar o susto. Mas elas podem estar assustadas por motivos completamente diferentes: uma porque está se casando e a outra porque está se separando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário