quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PSICOLOGIA FORMATIVA

POSTO POIS SINTO NECESSIDADE DE ESTUDAR E ESTUDAR, ENQUANTO FAÇO, E FAÇO...........

METODOLOGIA E A PRÁTICA DA PSICOLOGIA FORMATIVA*



Stanley Keleman
RESUMO

O soma humano aprende sobre si mesmo através da linguagem da mobilidade primária, uma organização excitatória que contém pulsos de diferentes intensidades e duração. O processo formativo das organizações somáticas no seu contínuo vir-a-ser, formando-se e desvanecendo-se, ensina como influenciar nossa forma individual e como crescer, mudar e aprofundar as nossas vidas. Quando aprendemos a influenciar comportamentos herdados ou habituais, somos capazes de participar das forças da criação.

PALAVRAS-CHAVE

Forma corporal; Método formativo; Modelo muscular voluntário.

___________________

*Tradução autorizada de "The Methodology and Practice of Formative Psychology", USABP, vol 6, n. 1, 2007; por Leila Cohn.

* Publicado em Caderno de Psicologia Formativa, Volume I, 1a Edição, Rio de Janeiro: Centro de Psicologia Formativa do Brasil, 2007. 2

 



A

vida constrói formas. A vida é um desenvolvimento evolucionário que vai continuamente configurando uma série de formas. Este processo gerador de formas cria estruturas anatômicas que corporificam emoções, pensamentos e experiências. Nossa forma é a nossa corporificação no mundo. Somos o corpo que herdamos, aquele que nos vive. Somos também o corpo social, formatado pela nossa comunidade e somos ainda o corpo pessoal, aquele que vivemos e moldamos através do esforço voluntário.

As formas manifestam uma história protoplásmica. Moléculas e células organizam-se em aglomerados e estes em camadas, tubos, túneis e bolsões . Estes últimos, por sua vez, constituem os complexos tecidos dos órgãos, nervos, músculos, cérebro e organizam a cena da consciência humana corporificada. Através do ato de viver, nossa forma humana desenvolve-se e é influenciada pelos desafios e estresses da vida. Este processo herdado de mudança de forma pode, até certo ponto, ser voluntariamente evocado e repetido. Quando, através do esforço voluntário, podemos modificar as formas ditadas pela hereditariedade e pelo aprendizado social, criamos um mundo pessoal.

A Psicologia Formativa baseia-se no processo através do qual a vida organiza continuamente sua próxima série de formas, desde o nascimento até a velhice, passando pela maturidade. No momento da concepção, cada pessoa recebe uma herança biológica e emocional, mas é através do esforço voluntário que essa constitucionalidade herdada preenche o seu potencial para constituir uma vida pessoal. A forma faz surgir o sentimento. Ao longo do tempo, o esforço voluntário traz à tona a verdade existencial da nossa experiência corporal, base para a criação dos valores e significados na nossa vida.

A metodologia da Psicologia Formativa centra-se no esforço cortical-muscular voluntário. É um método baseado em um processo universal de organização e reorganização de formas. Quando montamos voluntariamente o padrão muscular de uma forma somático-emocional e aumentamos e diminuímos a sua intensidade e duração em uma seqüência compassada, criamos variações na forma do corpo, no comportamento emocional e nos padrões de pensamento. Esta mudança de forma através do aumento e da diminuição da intensidade muscular constitui um engajamento poderoso no nosso processo formativo. Isto gera um diálogo pulsatório entre músculo e córtex.

A comunicação entre músculo e córtex encoraja o crescimento de novas conexões neurais e gera dimensões de experiência cada vez mais complexas. Essas estruturas neurais formam imagens sensoriais e emocionais que experienciamos como pensamentos. Quando esses padrões têm durabilidade, eles são experimentados como memórias. 3



Quando modificamos nossa estrutura anatômica interna através da construção de novos circuitos neurais, produzimos uma alteração na nossa forma corporal, no modo como estamos presentes no mundo e na relação do corpo consigo mesmo. A capacidade de influenciar nossa forma somático-emocional, através de uma diferenciação cortical-muscular cada vez mais sutil, é uma habilidade que podemos aprender através da prática continuada.

O método do esforço cortical-muscular voluntário mobiliza a parede corporal1 para fazer uma série de formas musculares distintas. Primeiramente há a montagem de um padrão muscular. Depois incrementos crescentes de pressão organizam uma compressão ou contração da forma muscular. Em seguida, uma lenta e crescente desmontagem da pressão permite à forma tornar-se porosa e inchar. Quando a estrutura comprimida é desfeita desta maneira compassada e uma forma expansiva aparece, podemos conferir-lhe uma borda de contenção através da aplicação de pequenas doses de rigidez. Cada grau de esforço, para aumentar ou diminuir a pressão, cria uma forma somática distinta. Essas formas distintas transformam-se umas nas outras, indo e vindo e dão origem a um contínuo de conexões e formas – um padrão pulsatório que constitui a base para o crescimento de um adulto pessoal.

1 Parede corporal – invólucro muscular que cobre o corpo e separa os mundos interno e externo. Sua função enquanto fronteira é essencial para a formação de uma identidade.



O protocolo da prática consiste de cinco passos:

1. Reconheça um padrão somático e faça um modelo muscular do mesmo.

2. Faça uma série de formas aumentando a intensidade muscular, pausando entre um estágio e outro.

3. Desmonte o padrão muscular em estágios distintos, decrescendo a intensidade, pausando entre um grau e outro.

4. Espere por uma forma pulsante e expansiva. Dê-lhe uma borda de rigidez para formar uma fronteira que contenha o pulso.

5. Sustente as formas novas, dando-lhes durabilidade e use-as para atividades pessoais e sociais.

Ao usarmos o protocolo da prática da Psicologia Formativa, podemos aprender a desenvolver possibilidades variadas dentro da nossa estrutura herdada. Esta é a maneira pela qual geramos um soma pessoal, com seus próprios valores e significados e formamos uma maneira de sustentar e maturar a nossa vida adulta.

CURRICULUM RESUMIDO 4



Criador da Psicologia Formativa e fundador do CENTER FOR ENERGETIC STUDIES em Berkeley, California. Um dos grandes pensadores contemporâneos. Autor de 12 livros publicados e divulgados no mundo. Foram traduzidos no Brasil pela Summus Editorial. Mantém a prática clínica, ministra cursos diversos e coordena intensa programação nacional e internacional de projetos profissionais.

CONTATO

Stanley Keleman

Center for Energetic Studies

2045 Francisco Street

Berkeley, California 94709

Tel. 510-845-8373

Fax: 510-841-3884

Site: www.centerpress.com

E-mail: center@centerpress.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário