quarta-feira, 28 de abril de 2010

O que entendo por Individuação


Imagino nossa psique como um desses quebra-cabeças de 1.000, 2.000 peças.
Quando abrimos a embalagem e vemos as peças, temos uma vaga idéia de que será difícil montá-lo. Mas põe dificuldade aí...
Essas pecinhas seriam o conteúdo todo do que podemos encontrar na nossa psique.
Ex:ego, sombra, persona,complexos, arquétipos,etc,etc.
Pois bem. Limpamos a mesa e começamos o jogo. É fácil iniciar pelas bordas, fica claro que essas pecinhas aqui são partes do contorno. Vamos lá...Mas não funciona forçar, não encaixa. Então deve haver de nossa parte empenho em encontrar a peça certa para o lugar certo..
Vamos colocando o que podemos identificar, até chegar a um ponto onde não conseguimos mais prosseguir com tanta facilidade. Por que?
Há espaços vazios e peças sobrando. Esses espaços não aceitam as peças, ou melhor, “achamos” que a peça deveria se encaixar ali, e... nada. É como se o espaço rejeitasse a peça ou não a reconhecesse como fazendo parte daquele quadro, como se essa fosse um estrangeiro falando outro idioma. Talvez sejam pecinhas indesejáveis, diferentes demais de tudo que pensamos conhecer ou compreender.
Bom, para que serve esta comparação da montagem do quebra-cabeça? Imagino que devo começar por pensar na palavra “Individuação”= uma ação de não divisão, de totalização. Um processo de juntar tudo que sempre existiu dentro de mim num só todo;lembrando que se é processo, é também movimento, ação contínua, infinitamente acontecendo. (Indivíduo= uno indivisível).
Reconheço a existência das partes que deveriam formar esse todo, porém ainda não fiz, como faz um bom anfitrião, espaços para acolhê-las. Talvez por não reconhecer as imagens todas que ali se encontram, achando-as estranhas, rejeitando-as.É preciso ser “hospitaleiro” com minhas pecinhas! Há imagens demais, simbólicas algumas vezes, até quase abstratas, e quando as vejo, é como um relâmpago nos sonhos, por exemplo. Tenho que tentar reconhecê-las e saber onde elas se encaixam.
Por que individuar? Individuação é diferenciação acontecendo constantemente, para haver um real desenvolvimento da personalidade do sujeito, ser este que seria capaz de se mostrar por inteiro, com transparência e coragem, a ponto de poder se posicionar corretamente diante da vida, com as pessoas com quem se relaciona, e principalmente, consigo mesmo.
Esse processo é solitário. Porém seus caminhos passam pelo coletivo, e temos que levar em conta os relacionamentos do sujeito na sua coletividade, sua postura diante da vida, sua história, background,etc. É preciso formar aquele quebra cabeça com respeito, ética em relação a si e ao mundo, sem “quebrar” ou “deformar” as pecinhas.Unificação, Individuação não é isolamento, solidão. É ser inteiro, aceitar-se, acolher-se, abrigar-se e glorificar-se por reconhecer fazer parte de um TODO ÚNICO UNIVERSAL.
Eliana Miranzi. Uberaba/março,2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário